Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

NF-e

Em 15 de setembro de 2006 entrou em vigor o instituto oficial de fiscalização tributária, sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e) que substituiu a nota fiscal impressa anteriormente nos modelos 1 e 1A.

A Nota Fiscal eletrônica é um documento digital armazenado e emitido eletronicamente para documentar uma prestação de serviços ou transação de mercadorias ocorridas entre partes. A implantação da Nota Fiscal eletrônica visa soluções práticas que promovam padronização, maior integração administrativa e melhor qualidade das informações fornecidas, bem como a racionalização de custos e carga de trabalho no atendimento.

Com a nota fiscal no formato eletrônico é possível realizar ações fiscais coordenadas com maior eficácia de fiscalização, possível maior intercambio de informações fiscais entre as esferas governamentais e possibilita também o cruzamento de todas as informações em larga escala, padronização de dados e uniformização de procedimentos.

Em resumo e de maneira simples a NF-e é um arquivo eletrônico que deve ser emitido por sua empresa contendo todas as informações fiscais da operação comercial que sua empresa realizou. Deve ser assinada digitalmente para garantir a autoria do emissor e a integridade dos dados.

Esse arquivo eletrônico será transmitido para a Secretaria da Fazenda que fará uma pré-validação; que por sua vez enviará um protocolo de recebimento. A nota também será enviada para a Receita Federal.


Diferenciais da NF-e

Caso a operação realizada por sua empresa seja interestadual, o arquivo eletrônico será enviado para a Secretaria da Fazenda de destino da mercadoria. No caso de mercadorias que são destinadas a áreas incentivadas, também será enviada uma cópia do arquivo ao Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O arquivo eletrônico ficará disponível para consulta dos interessados que contenham a chave de acesso eletrônico e a consulta poderá ser feita pela internet.

É importante conhecer para que serve a Nota Fiscal eletrônica e entender como é seu funcionamento para compreender a importância da NF-e para sua empresa. Muito importante lembrar que a emissão da nota e o protocolo de recebimento emitido pela Secretaria da Fazenda de "Autorização de Uso" possibilitam a transação de sua mercadoria e evitam problemas com a legislação.

De acordo com o protocolo ICMS 42/09, a NF-e é obrigatória para todas as empresas, pequenas, médias, grandes incluindo as empresas que optaram pelo Simples Nacional. O uso da nota por sua empresa terá os seguintes benefícios adicionais:

  • Impressão;
  • Aquisição de papel;
  • Envio de documento fiscal;
  • Armazenagem de documentos fiscais;
  • Dispensa de AIDF;
  • Redução de tempo de parada de veículos em Postos Fiscais de Fronteira;
  • Possibilita interação eletrônica e melhor relacionamento com clientes.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre NF-e

Para que sua empresa possa emitir a nota fiscal eletrônica é preciso um certificado digital. Esse certificado digital é fundamental para sua empresa e sem ele não é possível emissão de notas. Para solicitar o certificado você deverá contar uma instituição certificadora. Após a emissão do certificado é necessário que você realize o credenciamento da sua empresa na Secretaria da Fazenda. Você também precisará de um sistema de gestão de emissão de notas fiscais para ter controle das transações realizadas por sua empresa.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br