Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

NFC-e

A sigla NFC-e são as iniciais de Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. A nota fiscal do consumidor será umas das alternativas para substituir o cupom fiscal físico, ou seja, o impresso em papel, que é impresso pela impressora fiscal quando é realizada uma compra no comércio em geral como supermercados, farmácias, dentre outros estabelecimentos.

A função da nota fiscal ao consumidor eletrônica é automatizar a emissão da nota fiscal realizando a comunicação com o SEFAZ, um certificado eletrônico da secretaria da fazenda responsável pelo controle da arrecadação de tributos estaduais. A partir da comunicação com o SEFAZ cada compra poderá ser consultada posteriormente pelo cliente. Após a implantação desse novo cupom fiscal eletrônico ele passará a ser DANFE/NFC-e.

O DANFE terá um layout diferente e inovador podendo confundir um pouco alguns dos consumidores. Isso pode ocorrer pelo não aparecimento descritivo dos produtos comprados, mas somente será informado o valor total da compra e o número de itens adquiridos. Para a realização da consulta detalhada do cupom será necessária a leitura de um QR code presente no cupom por meio do escaneamento realizado por um smartphone. Para quem não possui um celular com essa função a consulta pode ser feita diretamente no site da SEFAZ informando a chave de acesso. A impressão da nota fiscal não é obrigatória e o cliente pode fornecer um endereço de e-mail para que o documento seja enviado.


Diferenciais da NFC-e

Sua função é ser a alternativa digital para substituir os tradicionais cupons fiscais utilizados pelos estabelecimentos e também a nota fiscal modelo 2, essa de venda ao consumidor. Com isso, os documentos impressos antes seriam trocados por documentos digitais emitidos digitalmente.

O objetivo da NFC-e é a redução de custos operacionais e em relação a toda a logística envolvida no processo de controle da tributação, facilitando o trabalho de contadores e fiscais, uma vez que toda essa movimentação comercial estaria armazenada em um banco de dados robusto e eficiente.

Para a empresa emissora da nota os benefícios são diversos: dispensa o uso da impressora fiscal reduzindo com isso gastos com manutenção e compra de suprimentos como papel. Com isso existe a possibilidade da utilização de qualquer impressora não fiscal e sem necessitar de autorização da SEFAZ.

Reduz também os gastos com papel e em casos extremos está autorizada a utilização de papel não certificado, com menor tempo de vida útil para o cupom, uma vez que sua versão digital está armazenada e pode ser impressa novamente.

Outros diferenciais são também a transmissão imediata e online dos dados para os servidores de controle, a possibilidade da utilização de novas tecnologias, abrindo espaço para novos investimentos das empresas fabricantes de softwares e a possibilidade de acompanhamento e monitoramento de todas as operações, podendo ser realizadas auditorias e cruzamento de dados mesmo a distância.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre a NFC-e

A nota fiscal de consumidor eletrônica é um modelo digital de documento que veio para facilitar a vida de todos, seja o consumidor, os estabelecimentos comerciais que efetuam as vendas e emitem o cupom eletrônico e os demais profissionais que estão envolvidos no controle dos dados e na arrecadação dos impostos. Ela também evita fraudes e sonegações, o que é um fator importante para o desenvolvimento do nosso país. Diante de tantos benefícios, mas se mesmo assim você ainda está com dúvidas a esse respeito, fale com nossos especialistas. Eles possuem todo o conhecimento e o colocam a sua disposição para que você conheça todos os detalhes referentes ao procedimento da utilização do cupom eletrônico.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br