Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

Gestão de arquivos XML

A gestão de arquivos XML é um documento utilizado pelo órgão responsável pela implantação do sistema de NF-e de todo Governo. O layout utilizado será implantado em todo território nacional, porém respeitando os conceitos anteriores de escrituração fiscal, favorecendo melhorias e visando o controle de certas transações. O que antes ocupava espaços físicos, hoje pode ser guardado em um HD de computador.

Essa transformação do meio físico para o digital não mudou a necessidade de armazenar de forma segura o documento. É preciso assegurar que o arquivo seja armazenado em um local com segurança. É de total obrigação as emissoras de nota eletrônica disponibilizarem a gestão de arquivos XML para os seus clientes, pois assim oferecerão segurança e controle.

A gestão de arquivos XML oferece modos extremamente flexíveis para transferência de dados, tais como: um documento comum, um registro com boa estrutura, aplicações web, apresentações gráficas como a interface de usuário de uma aplicação, registros de dados como o conjunto de resultados de uma consulta SQL, entre outros.

A seguir veremos alguns tópicos importantes e esclareceremos ainda mais sobre o assunto.


Como obter ou como recuperar a gestão de arquivos XML

Por uma simples pesquisa, por meio de alguns campos principais tais como:

  • Nome do Emitente ou Destinatário;
  • Data de Emissão;
  • Estado;
  • CNPJ;
  • Município;
  • Valor da Nota;
  • Número;
  • Entrada ou Saída entre outros.

Agora, quanto à armazenagem, a opção mais viável para armazenar e organizar os arquivos é utilizar serviços especializados. Muitos utilizam o Software gratuito disponível pelo governo. Para quem usa esse software, a forma de salvar os arquivos é ‘’ Copiar -> Colar’’ em pastas diretórias. Um nível básico de armazenamento com segurança para estar na utilidade de um software especialista. Um software especialista utiliza o armazenamento das informações dadas em um banco de dados, depois disso é necessário que as informações sejam salvas periodicamente para outro local, ou seja, um pequeno backup.

É necessário ter uma pequena preocupação de armazenar em segurança todos os documentos e padronizar os processos. Esses processos podem ser efetuados por meio de softwares e dessa forma é a melhor opção.

É importante lembrar que tanto o comprador e fornecedor devem guardar os arquivos por no mínimo 5 anos, pois eles substituem as notas fiscais e devem ser apresentadas quando solicitadas pela Receita.

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre gestão de arquivos XML

Fazer a gestão de arquivos XML e efetuar um backup é o nível de segurança mais simplificado e seguro. Muitas soluções disponíveis tornam o processo bastante simples, dando a rapidez no faturamento e possibilitando o armazenamento seguro e eficaz. Segurança não é somente armazenar, mas sim garantir que os processos de assinatura digital, transmissão do documento e geração de arquivo sejam feitos de forma que preservem a integridade de tais informações. Depois das informações disponibilizadas aqui ficou mais fácil saber um pouco mais sobre a organização de arquivos XML. Mas, se deseja tirar algumas dúvidas, não espere mais, fale agora mesmo com nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br