Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

Gerar nota fiscal online

Qualquer transação que envolva a venda de um produto ou a prestação de serviço deve ter uma nota fiscal. Pois ela é um recibo obrigatório que documenta a transação e ajuda a recolher os impostos. Ao gerar nota fiscal online o proprietário do estabelecimento tem mais praticidade na sua emissão.

Afinal, quem não utiliza a nota pode ser acusado de sonegação fiscal. Além do mais, os consumidores têm direito de exigir esse documento em qualquer transação comercial que ele faça.

Atualmente, boa parte dos municípios emite e exige a NFE – Nota Fiscal Eletrônica. Essa nota é transmitida pela Internet e tem o objetivo de facilitar a tramitação do papel para o emissor da nota (o comerciante), o comprador e os órgãos públicos.

Sua emissão se dá por meios eletrônicos e ela é armazenada. Através do token – assinatura digital – ela tem sua validade garantida. Esse modelo de Nota Fiscal Eletrônica faz parte do projeto do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – que o governo adotou.

Como esse é um procedimento muito prático e eficaz para que o governo faça a fiscalização, esse modelo de nota fiscal tem por objetivo modernizar a forma de gerar notar fiscal online em todo o país. Esse projeto visa a substituição do modelo tradicional que é de papel. Mas esse é um processo gradativo e que está sendo implementado por fases.


Diferenciais de gerar nota fiscal online

Ao gerar nota fiscal online o proprietário do estabelecimento tem vários benefícios. Dentre eles podemos citar:

  • Aumento na velocidade de transmissão da informação;
  • Simplificação do processo;
  • Preservação do meio ambiente pois a impressão física desse documento não se faz mais necessária;
  • Redução nos custos com papel e transporte da documentação fiscal;
  • Em alguns casos, há descontos no ICMS e IPTU para o contribuinte vendedor;
  • Erros no processo são reduzidos;
  • A modernização e a adoção de novas tecnologias sofrem incentivos;
  • O processo fiscal ganha mais transparência e credibilidade;
  • O controle fiscal obtém melhorias e a sonegação fiscal é reduzida.

Em princípio, quem pode gerar nota fiscal online obrigatoriamente são as empresas que exercem certas atividades operacionais. Principalmente as que contribuem com o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – e/ou IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

Apesar desse tipo de nota fiscal já ser uma realidade no Brasil, muitos empresários ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da nota fiscal eletrônica. Mas esse é um procedimento simples do qual ele precisa, primeiramente, adquirir um certificado digital, realizar o seu credenciamento na secretária da fazenda e instalar um software que emite NF-e.

São 3 tipos de nota fiscal eletrônica que existem e cada uma delas serve para substituir certos documentos. A NF-e substitui as notas fiscais que usam o modelo 1 e 1ª que são utilizadas nas operações de prestação de serviço e venda e que tem relação com a cobrança de ICMS. A NFS-e substitui a Declaração de Serviço que é um documento que o município exige e que tem relação com a cobrança do ISS. Já a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) substitui os documentos exigidos que são transportados.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre gerar nota fiscal online

Para gerar nota fiscal online o comerciante precisa seguir alguns passos importantes. Assim, ao finalizar esse processo ele poderá contar com a facilidade e praticidade que essa versão desse documento proporciona. Isso sem falar o quanto que ele economizará com papel e transporte. Além do mais, não é apenas o proprietário do estabelecimento que sentirá as modificações positivas afinal, o meio ambiente também será menos agredido pois o consumo de papel é reduzido.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br