Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

Como emitir nota fiscal eletrônica para vendas

A nota fiscal é um documento fiscal obrigatório que comprova a existência de qualquer transação de venda de produtos ou serviços. Esse documento serve para o recolhimento de impostos, além de documentar a transação. A sua não emissão configura sonegação fiscal, por isso os consumidores devem exigir sua nota fiscal ao final de qualquer transação comercial. Atualmente, existem as notas eletrônicas e o modo como emitir nota fiscal eletrônica para vendas é muito mais simples.

A fim de erradicar sistematicamente a produção de notas fiscais impressas, foi implementado o sistema de nota fiscal eletrônica. A maioria dos municípios já adotou essa medida que facilita o trâmite entre o emissor da nota (prestador de serviço ou comerciante), o comprador e os órgãos públicos. A nota fiscal eletrônica (NF-e) é emitida eletronicamente e armazenada com assinatura digital. Desde 2007, o governo federal vem adotando o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a nota fiscal eletrônica faz parte disso.

Portanto, com a atualização do sistema e a utilização da internet para facilitar os trâmites, ficou muito mais fácil gerar a sua nota fiscal.


Diferenciais de como emitir nota fiscal eletrônica para vendas

O modo como emitir nota fiscal eletrônica para venda está muito mais tranquilo. Agora, todo o processo é feito online e não é necessária a impressão de nenhum papel ou armazenamento físico do documento. Tudo é enviado e armazenado digitalmente. O passo a passo de como emitir a nota fiscal eletrônica para vendas é esse:

  • Primeiramente é preciso adquirir um certificado digital, pois para ter validade jurídica a NF-e precisa de uma assinatura digital. É preciso adquiri-lo junto a uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).
  • O segundo passo é realizar o seu credenciamento na Secretaria da Fazenda. É preciso que você esteja cadastrado na Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada para emitir a nota fiscal eletrônica.
  • Por último, instale um software emissor de NF-e. É preciso ter esse sistema para gerar suas notas fiscais eletrônicas. Alguns estados disponibilizam gratuitamente o download de sistemas no site da Secretaria de Fazenda. Consulte a disponibilidade e eficiência dele junto aos órgãos competentes. Caso não haja um bom software disponível gratuitamente, há no mercado boas versões pagas e com preço reduzido.
  • Ainda há a possibilidade contratar uma empresa competente para realizar a emissão das notas fiscais para você, o que pode economizar tempo e diminuir possíveis erros.

Podemos citar ainda alguns benefícios a mais da emissão de nota fiscal agora ser eletrônica:

  • Redução de gastos com papel e no transporte da documentação.
  • Menos erros durante o processo.
  • Incentivo ao uso de tecnologias e modernização dos processos.
  • Mais transparência e credibilidade nos processos.
  • Mais controle quanto à sonegação e mais fiscalização.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre como emitir nota fiscal eletrônica para vendas

A tecnologia está disponível para ser usada a nosso favor. Por isso, cada vez mais os processos são automatizados ou digitais, o que economiza tempo e torna tudo mais fácil de ser enviado e armazenado. Se ainda restou alguma dúvida sobre como emitir nota fiscal eletrônica para vendas, consulte um de nossos especialistas que estão à disposição para esclarecê-las. E também continue acompanhando nossos canais de comunicação para saber mais sobre o assunto.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br