Onbusca

Busque

Pesquise produtos e fornecedores por NCM.

Emita

Emita suas notas fiscais em minutos.

Receba

Pagamentos facilitados como a iZettle, PagSeguro, entre outros

Certificado digital para NFC-e

A NFC-e ou nota fiscal de consumidor eletrônica é o documento gerado apenas em forma digital que chega com o intuito de substituir a tradicional nota fiscal gerada em papel. Ela é usada nas transações de compra e venda para pessoas físicas ou jurídicas, além de prestar o mesmo papel para serviços oferecidos.

O uso de plataformas digitais permite, tanto aos comerciantes, quando aos consumidores, a centralização de suas atividades financeiras em meio eletrônico, além de permitir ao fisco o acompanhamento em tempo real das atividades comerciais realizadas por ambos.

Para poder se beneficiar desse novo sistema, comerciantes e prestadores de serviço precisarão investir em tecnologia. Sistemas de pagamento integrados com estoques, compras e vendas deixarão de ser opcionais, passando a ser indispensáveis. Entre os investimentos necessários para usufruir desse novo mundo está o certificado digital para NFC-e.

O certificado digital para NFC-e foi desenvolvido para garantir a segurança digital da sua empresa, preservando e comprovando a identidade desta e permitindo a total utilização dos sistemas de NF-e e NFC-e. O certificado digital é amarrado ao CNPJ da empresa, sendo amplamente utilizado pela receita federal e pelas secretarias estaduais para validar transações comerciais e controlar a correta dedução de tarifas e impostos.


Diferenciais do certificado digital para NFC-e

O certificado ou assinatura digital pode ser requerido por pessoas físicas ou jurídicas. A assinatura digital é um processo que possibilita a verificação de integridade e identifica a autoria de um arquivo eletrônico, ou seja, a assinatura digital permite saber quem é o autor de um arquivo eletrônico e se não foi modificado.

Para possuir uma assinatura digital é necessária a aquisição de um certificado digital junto às Autoridades Certificadoras que oferecem, além da assinatura digital, outras funcionalidades como a identificação do usuário e o controle de acesso de forma mais segura e eficiente que o sistema de senhas.

O certificado digital para NFC-e deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.

Este certificado digital pode ser A1, arquivo digital armazenado no computador ou A3, dispositivo físico que pode ser do tipo smart card ou do tipo token.

É importante que, antes de escolher o tipo de certificado para adquirir, A1 ou A3, o empresário cheque a infraestrutura de sistemas com a qual sua empresa opera para evitar adquirir um produto que não consiga fazer uso corretamente. Caso sua empresa já tenha um certificado NF-e, ele poderá ser utilizado para NFC-e desde que seja dos tipos A1 ou A3.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre certificado digital para NFC-e

Importante lembrar que a aquisição do certificado digital para NFC-e não é apenas uma melhoria opcional. Muitas transações financeiras já são feitas obrigatoriamente sob o sistema, já que é uma exigência governamental que deverá se estender a todos os setores em um futuro próximo. Cabe aos comerciantes e prestadores de serviço se prepararem o quanto antes, seja na preparação de infraestrutura, seja na aquisição do certificado digital.

Localização

Unidade São Paulo/SP

Rua Cantagalo, 74 - 10º Andar

Tatuapé - 03319-000

(11) 2227-9797

Unidade Campinas/SP

Av. José Rocha Bonfim, 214

BL Madri, SL 236

Condomínio Praça Capital

(19) 4062-8611

www.onbusca.com.br